domingo, 24 de janeiro de 2016

Sarcófagos de Azinhoso e Penas Róias

No seguimento do post anterior e movido pela curiosidade e pela possibilidade de tirar algumas fotos, fui visitar a bela e histórica aldeia de Azinhoso. O amigo João "Ferrinho", talentoso escultor da pedra e da madeira, conhecedor do local, serviu-me de guia. Ainda me disponibilizou meios para conseguir aceder às pinturas murais, mas pareceu-me a empreitada demasiado arrojada para alguém com a minha massa corporal. Por isso, desisti do intento.
Aproveitei para dar uma volta e fotografar uma "pia", propriedade do meu anfitrião, que se me revelou como sendo um sarcófago escavado na pedra, destinado a depositar os restos mortais de uma criança.
Esta peça é proveniente do termo de Penas Róias.
E como a envolvente urbana é convidativa, tirei mais alguns retratos desta encantadora localidade que já foi sede concelhia.


No interior do templo medieval, encontra-se o túmulo de Luís Eanes de Madureira.
A inscrição gótica em torno do sarcófago (entretanto retirado) diz o seguinte: "Aquy jaz luys eanes da madureira uigairo jeeral do s[e]n[h]or dom f[e]rnandu arceb[is]po de braga". A pintura remonta a meados do séc. XV e representa S. Miguel pesando as almas com dois doadores. Ao lado da igreja existe um pequeno, mas interessante museu, onde podem ser observadas algumas peças da liturgia católica, bem como alguns documentos com valor histórico.
De seguida dirigi-me a Penas Róias, onde pude observar uma outra campa pétrea (para corpo adulto), depositada num pequeno quintal anexo à igreja local. Este género de sepultura antropomorfa encontra-se com alguma frequência no território do actual concelho de Mogadouro (nomeadamente em Urrós, Algosinho, Mogadouro...).