sábado, 27 de fevereiro de 2016

Vila de Ala

Vila de Ala é freguesia sobre si e terra de pedreiros e músicos. O último construtor de gaitas-de-fole de que há memória na terra foi ti José Baptista, que emigrou para o Brasil, onde acabaria por falecer. Procurei se haveria alguma gaita construída por ele, mas o meu anfitrião, o alcaide Manuel Sousa, disse-me que desconhecia.

Em 1758, a crer na informação do cura local, Luís Fernandes, Vila de Ala contava com 276 pessoas de confissão (sem contar, portanto, com as crianças), distribuídas por 84 fogos.

A cerca de 2 km do casco urbano, situa-se a bonita capela erguida em honra de Nossa Senhora da Orada. Segundo me relatou Manuel Sousa, é tradição oral entre a população que tal templo foi mandado edificar pelo Mestre de Avis, após batalha de que teria saído vitorioso. Numa inscrição sita por baixo do palanque encontra-se mencionada a data de 1118. Contudo, por se achar redigida em numeração árabe, não nos merece qualquer credibilidade. Uma parte do muro foi alçada com recurso a pedras que saíram das paredes do templo, aquando da sua reestruturação. Possuem marcas de canteiro, conforme se pode observar na foto.
O prelado do séc. XVIII deixou escrito que "vem alguas prociçons com ladainha à dita ermida maxime vem a villa de Bemposta e todos os lugares do seu concelho que são Peredo, Algozinho, Tó e Brinhozinho e nesta ocasiam vem acompanhando a prociçam dos juizes ordinarios da dita villa e terra e mais officiais da camera e todos os juizes dos lugares todos com suas varas nas mãos levantadas sem embargo de ser destrito e jurisdiçam da villa do Mogadouro. E nam há quem dê notícia do princípio desta antiguidade..."
 Bonita e singular fonte de mergulho, que foi adaptada devido às medidas de protecção da saúde pública.

 Pormenores arquitectónicos.
 Interessante arruamento em granito. Este não necessita de manutenção...
 Casa com sinais arquitectónicos de ter pertencido a gente rica e poderosa, muito provavelmente de origem judaica.
 Interessante e bonito casario, que pertenceu aos antecessores de Manuel Sousa.
Canteiro operativo - estátua em homenagem aos pedreiros locais, da autoria de João "Ferrinho", do Azinhoso.
Canteiro especulativo?

Deixo aqui um forte abraço ao alcaide, pela disponibilidade e amizade com que me brindou.