segunda-feira, 21 de março de 2016

Exaltação da Capa de Honras Mirandesa e "Três Culturas Três" - jornada cultural no Planalto

O meu amigo Mário Correia costuma dizer que é um privilégio viver no Planalto. E, de facto, há dias assim. A jornada cultural começou em Miranda do Douro com a cerimónia de exaltação da Capa de Honras Mirandesa. Esta rica peça de vestuário, confeccionada em burel, que outrora servia para abrigar as gentes de Mirando Douro e Terras de Aliste durante os "nove meses de Inverno" que assolavam a região, serve hoje como mais um importante marco cultural da zona que abrange territórios dos dois lados da fronteira luso-espanhola. Tive o prazer e a honra de envergar uma capa, gentilmente cedida pelo Dr. Artur Nunes para a ocasião. Parabéns ao Município por mais esta iniciativa de valorização do património e da cultura deste rincão.

Em frente aos Paços do Município, juntamente com alguns convidados e anfitriões. 

Fotografia de família, em frente à Sé de Miranda do Douro (foto: Luís Falcão).

Isto, foi durante a manhã e parte da tarde. Depois, à noite, já em Mogadouro, foi tempo para me deliciar com o magnífico espectáculo musical do projecto "Tres Culturas Tres", liderado por Paco Díez e composto pelos seguintes elementos: Wafir S. Gibril, Raul Olivar, Carlos Ramírez, Isabel Martín e Tessi Ladera (bailarina).

Além das deslumbrantes performances musicais, este concerto trouxe ainda momentos de refinado humor (como, por exemplo, quando Wafir fala de si e diz "yo soy musulman. Mi mujer es musul... woman!"), algumas reflexões sobre o sentido e as ligações intrínsecas entre as três grandes religiões monoteístas (daí o nome do projecto), bem como declarações com sentido de intervenção (como quando se disse que ao invés de reagirmos às desgraças com um minuto de silêncio, devíamos, outrossim, reagir com um forte grito de raiva e indignação).

Simplesmente fantástico!

 









"Apanhado" na plateia (foto: Luís Falcão).

Resta acrescentar que o Paco Díez, com um generoso gesto de amizade, ainda teve a preocupação de trazer um presunto ibérico para ser degustado na "Catacumba". Grande abraço!