sábado, 12 de março de 2016

Homenagem a Amílcar Paulo, em Freixo de Espada à Cinta

Convidado pelo Pimenta de Castro, fui até Freixo de Espada à Cinta assistir a um colóquio em homenagem ao grande vulto da cultura, com notável obra no âmbito do criptojudaísmo, que foi Amílcar Paulo, investigador e estudioso incontornável nesta temática, descendente da aldeia de Fornos. O painel de oradores foi composto por Pimenta de Castro e Adriano Vasco Rodrigues. A acolher-nos tivemos a presidente do município local, Maria do Céu Quintas e o respectivo vice-presidente, Artur "Nené" Parra, aos quais agradeço a hospitalidade e a simpatia demonstrada durante toda a jornada.
Foi um grande prazer conviver com um enorme símbolo da cultura nacional, o sr. Professor Adriano Vasco Rodrigues, que ao almoço nos proporcionou encantadoras histórias da sua vida pessoal e durante a palestra maravilhou a assistência com a sua capacidade fantástica de comunicação e imenso saber, construído ao longo de profícuos 88 anos de vida.

Aspecto da mesa (peço desculpa pela qualidade da imagem, mas foi captada com o telefone).

Houve ainda tempo e oportunidade para rever e dar um abraço a velhos amigos, como Leonel Brito, João Paulo Castanho e Alfredo Ribeiro.