quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Estação de Vilar do Rei

Após deslocação profissional a Vilarinho dos Galegos, decidi conhecer a nova ligação rodoviária entre a estação de Mogadouro e a estação de Vilar do Rei. Foi graças à ajuda do amigo Victor Castro, que por acaso se encontrava na gare mogadourense, que consegui dar com o caminho, pois as indicações (placas) são inexistentes. A nova via consiste num melhoramento, ao velho estilo do escocês Mac Adam, sobre o caminho que já existia. Em minha opinião, merecia melhor trato (leia-se: alcatrão), pois é uma via relevante (mais importante do que outras ligações que já foram executadas com alcatrão no nosso concelho).
Vilar do Rei, como o topónimo indica, foi terra reguenga e com pergaminhos históricos e arqueológicos. Além do mais, é a terra do meu avô materno (José Neto) e pretendo dedicar-me a ela em próximas postagens (deixo só aqui uma pequena e castiça história: há cerca de 18 anos atrás, no decurso de um raid TT organizado pela Associação Mogadouro Vivo, eu e o Nuno Aleixo perdemos-nos da restante comitiva. Como desconhecíamos onde estávamos, quando entrámos numa localidade - que era Vilar do Rei, mas nós não sabíamos - perguntámos a uma senhora: "bom dia, a senhora sabe onde estamos?" Resposta pronta: "sei, sim senhor, muito obrigada!" Depois de uma sonora gargalhada, respondi: "eu sei que a senhora sabe. Nós é que não fazemos a menor ideia!").

Aqui ficam alguns registos da defunta estação do caminho de ferro: