terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Sindicato Agrícola do concelho de Mogadouro - 1913

Por alvará de 27 de Junho de 1913 foi formalmente publicitada a criação de um Sindicato Agrícola do concelho de Mogadouro. Através deste instrumento legal, os fundadores visavam a promoção e incremento da agricultura local. O capítulo primeiro dos respectivos estatutos (no art.º 4.º) descreve os fins prosseguidos pelo organismo. Diga-se que a ideia era bastante vanguardista e que ainda hoje tem perfeita premência.
Tal como a construção de um canal de irrigação que permitisse transformar o panorama agrícola do concelho, como já aqui defendi, e que também já foi exposta no séc. XIX por diversos autores.
Parece que boas ideias nunca faltaram por aqui. O problema é mesmo concretizá-las. Mas, em tempos de abundância de dinheiros (pelo menos, a aquilatar pela prodigalidade a que nos últimos 15 anos se tem assistido na construção de edifícios que ninguém sabe muito bem para que servem, ou servirão), seria de esperar que os nossos decisores políticos começassem a pensar em projectos verdadeiramente estruturantes para o concelho...

Clicar na imagem para ampliar.


Foram fundadores do sindicato os seguintes mogadourenses:

Clicar na imagem para ampliar.