quinta-feira, 27 de abril de 2017

Casa da Gaita e do Gaiteiro



Segundo notícia publicada no jornal "Diário de Notícias", já se encontra aprovada a candidatura para a concretização do projecto da "Casa da Gaita e do Gaiteiro". A estrutura cultural ficará albergada nas instalações do antigo Banco Pinto & Sotto Mayor, no Largo Trindade Coelho, na zona histórica da vila de Mogadouro.

O texto da notícia em questão diz que a Casa da Gaita e do Gaiteiro "será composta por um centro de documentação, uma oficina para a construção ou recuperação de gaitas-de-foles, uma escola de aprendizagem do instrumento e uma loja onde será disponibilizado todos tipos de peças relacionadas com a gaita de fole.

O novo equipamento cultural e didáctico será o ponto de partida para a organização de um conjunto de iniciativas culturais, que vão desde residências artísticas até à planificação de festivais temáticos a realizar no Planalto Mirandês
."

A minha filhota a tocar gaita-de-foles sob o olhar atento de Ricardo Santos, um dos maiores expoentes deste instrumento tradicional.

Esta é uma boa notícia para o concelho de Mogadouro, pois estou convencido que esta infraestrutura irá atrair visitantes e curiosos de vários pontos do país e estrangeiro à nossa vila. Parabéns ao executivo municipal e a todos os que, nos bastidores, lutaram para que este projecto se concretizasse. Eles sabem a quem me refiro...