quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Feira do Azinhoso: cartaz de 2017 e nota histórica

Clicar na imagem para ampliar.

Mais um ano, mais uma edição da famigerada Feira do Azinhoso, onde o tema principal são os burros, simpática e útil alimária que muito contribuiu para a economia local ao longo de séculos. O certame costuma contar com burros do Azinhoso e burros vindos de outras localidades. São todos muito bem vindos...

Aproveito para deixar aqui uma pequena nota histórica que realça bem a importância regional da Feira do Azinhoso noutros tempos:

"Aos 27 dias do mes de septembro de 1597 annos, estando todos os senhores capitulares iuntos em Cabido... por elles foi assentado e acordado, que porquanto os freguezes e moradores dos lugares de Carção, e algusello, estauão pobres e faltos de pão, elles senhores do cabido por lhes fazer boa obra, consentião, e erão contentes que os recebedores Cristouão dalmança, chantre, e o licenceado Antonio da costa... podessem dar, e dessem emprestado o pão das prebendas que lhe arrendarão, aos freguezes dos ditos lugares pera semearem. E pera comerem, attento ao anno estar muito esteril e falto de pão. E comprindo elles com esta obra, disserão que erão contentes, e lhes aprazia de lhe alargarem a paga das ditas prebendas pera o anno que uem, até a feira do azinhoso do dito anno de nouenta e oito, e que pagassem tudo na dita feira do azinhoso."