quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Telmo Vaz da Fonseca

Figura quase desconhecida da generalidade dos mogadourenses, Telmo Vaz da Fonseca foi um homem de cultura. Poeta, com vários livros editados, permanece na injusta penumbra do esquecimento. Após a homenagem prestada à Prof.ª Sara Oliveira pelo Dr. António Machado (Presidente da CMM), lembrei-me desta figura ímpar e indaguei junto de familiares acerca da vontade em homenagear o Sr. Telmo. Colhi luz verde, pelo que irei propor brevemente em reunião de Câmara a justa homenagem, no seio da próxima semana cultural, deste homem que deixou obra literária feita e pouco divulgada.
Enquanto estudante de Coimbra, tive o raro privilégio de com ele privar, durante as sessões de estudo em sua casa, na companhia do meu estimado colega e amigo, e seu neto, o Dr. Luís Miguel Vaz da Fonseca Martins.
Ficou-me dele a imagem de um homem culto, ponderado e perspicaz. Sportinguista ferrenho (quiçá o seu único defeito...), mantinha connosco animadas disputas sobre futebol e os mais diversos assuntos de índole cultural, política e académica. Autodidacta, foi um homem dedicado às causas que defendia.
Aqui fica o meu breve preito.