segunda-feira, 24 de março de 2008

Compasso pascal

Como já é tradição, este ano cumpriu-se em Bruçó mais um compasso pascal. Como sou mordomo, tocou-me acompanhar o substituto do padre: o Gonzaga, antigo defesa lateral esquerdo do FC Mogadourense. Bom rapaz e sempre bem disposto, este ano teve direito a acompanhamento rigoroso e experiente (eu, o Fonseca, o Luís Tibério, o Américo Rentes, o Fernando "Mata" e o António Leonel). É que, no ano passado, ele chegou a meio da aldeia e sofreu um "apagão". Diz ele que, a partir de certo ponto, não se lembra de mais nada.
Ora, para evitar que a história se repetisse, nada melhor do que fazer-se acompanhar de malta experiente. Desde logo, foi-lhe decretada "lei seca". Só podia beber de 50 em 50 casas (mais zero, menos zero...).
À medida que o compasso foi progredindo, a lei foi ficando mais flexível. E, a certo ponto (mais ou menos pela Rua das Eiras), em vez de dizer: "paz nesta casa e aos que nela habitam", já dizia: "paz nesta casa e aos que nela bebem...".
Mas, nada de espantar. Pelo fim, até a cruz (que eu carregava a tiracolo) já ia meio trôpega (como diria o grande Tom Waits: "the piano has been drinking. Not me!").
Fico a aguardar que a Alzira e o Hugo me enviem imagens para documentar a ocasião.