terça-feira, 6 de maio de 2008

Christian Touças


O acordeonista franco português esteve em concerto em Paris no passado 31 de Março. Não foi a primeira vez que o músico tocou na capital, desta vez ele estava acompanhado de Samuel Strouck, Robin Ensina (guitarra) e Olivier Lorang (contra-baixo). Com influências do Sul, a sua música tem ritmos latinos, os seus movimentos em palco são bem animados. «Não toco acordeão tradicional feito para dançar como se ouve nos bailes. Apenas faço concertos e a minha música é mais para se escutar.
Tento me defender o melhor possível com os meus ritmos latinos, (brasileiros, africanos, cubanos, e portugueses)», declara o jovem artista. Apaixonado pelo acordeão desde pequeno, Christian Touças ouve o pai a tocar e a mãe a cantar fado. Originário do Mogadouro (Trás-os-Montes), acompanha a mãe no acordeão, «a família pedia-me para tocar, é uma recordação muito alegre que tenho», diz a sorrir.
Toucas formou o ‘Quatuor Novidad’ em 1993. «Apesar de nunca ter aprendido a tocar numa escola, (nenhum prémio, nenhuma participação em concursos), escolhi os meus professores, nomeadamente com Marguerita Parise da escola de Viena», acrescenta. O acordeão é um instrumento tão rico, polifónico que me fascina». Mas Toucas conhece outras belas aventuras, nomeadamente na televisão, desde 1996, data da primeira colaboração com Frédéric Leibovitz: acordeão e programação com JC Lemay, gravar a solo uma valsa de F. Chopin adaptada por Toucas. Ou ainda a última aventura gravada com Michel Herblin: as suas composições ilustraram publicidades de Thallys, o perfume Paris d’Yves St Laurent, IBM, programas de televisão que vimos certamente. «Acabo de lançar um disco mais do tipo electrónico, feito para a televisão, para que os produtores possam escutar e escolher para reclames, por exemplo», explica ao LusoJornal. Com um quotidiano cheio de música, o intérprete-compositor espera poder brevemente tocar em Portugal. «Tenho muito orgulho das minhas origens, gostaria de fazer um álbum apenas com músicos portugueses, mas nada de concreto por enquanto.
Actualmente estou em preparação de um álbum que sairá para o Verão com influências ibéricas. Haverá improvisações, tal como gosto de fazer». Christian Toucas prepara-se para arrancar com vários Festivais por toda a França.
http://www.toucas-accordeon.org/
Fonte: LusoJornal - edição on line.