quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Ainda a Linha do Sabor


A velhinha automotora (Ai que saudades, ai, ai...)

Actual estado de conservação da locomotiva que serviu na Linha do Sabor ("estacionada" no Pocinho)
Locomotiva a vapor "Mallet" E-200, que operou na Linha do Sabor até 1986 (foto: net).

Descobri na Wikipédia alguns dados interessantes sobre esta linha. Nomeadamente que "possui a maior rampa ferroviária contínua em Portugal, sendo que nos 12km que vão da estação do Pocinho à de Torre de Moncorvo se vencem 280 metros de desnível, num traçado sinuoso, sendo que a meio deste percurso era mesmo necessária uma paragem técnica na denominada "estação da Gricha", para que as locomotivas a vapor pudessem recuperar pressão e continuar a longa subida. De Moncorvo até Felgar a rampa continuava, vencendo-se em 13km 260 metros de altitude, o que perfaz uma rampa contínua de 25km, vencendo 540 metros de altitude em desnível, para que os comboios subissem do Douro, contornassem a Serra do Reboredo, e pudessem entrar no longo planalto mirandês."
Junto a este texto encontra-se ainda a cronologia histórica da construção da Linha:
- Pocinho - Carviçais: 17/09/1911
- Carviçais - Lagoaça: 06/07/1927
- Lagoaça - Mogadouro: 01/06/1930
- Mogadouro - Duas Igrejas: 22/05/1938 .
Por falta de verbas (mudam-se os tempos, mas não mudam os argumentos...) a Linha nunca chegou a ser concluída, ficando em Duas Igrejas, quando deveria ter chegado a Miranda do Douro.
Outra curiosidade é que os motores impulsionados a vapor duraram até ao encerramento da Linha (com excepção de uma pequena automotora a gasolina), que se deu em 01 de Agosto de 1988.