segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Lusitanos v/s Romanos

Em fim-de-semana dedicado à leitura histórica, tive oportunidade de conhecer estudos muito interessantes sobre o período anterior à formação da nacionalidade. Desde pequeno que me fascina a pessoa de Viriato. Por aquilo que tenho vindo a pesquisar, a nação lusitana ficava situada entre os rios Douro e Tejo, com extensão para território espanhol, pelo que, a nossa zona já não pertenceria a esse conjunto de tribos.
Não obstante, o meu interesse mantém-se. Até porque as diferenças entre tribos de aquém e de além Douro não deveriam ser significativas.
O que sempre me inquietou foi o porquê da superioridade dos exércitos de Viriato sobre a poderosa e bem organizada máquina de guerra romana (durante oito anos, até à morte do caudilho, os romanos nunca conseguiram penetrar em solo lusitano e conheceram mesmo pesadas derrotas militares). Segundo tive oportunidade de ler, a explicação principal centra-se num animal: o cavalo!
Ao que parece, os lusitanos tinham um perfeito domínio do cavalo enquanto instrumento de guerra. Ao contrário dos romanos que o desvalorizavam, em detrimento das bem organizadas falanges apeadas. Daí que, como diz o povo, tivessem levado no pêlo...