domingo, 10 de maio de 2009

Ponte medieval entre Penas Roias e Azinhoso

A bonita panorâmica no caminho para a ponte, paralelo à albufeira da Barragem de Bastelos.
Pormenor da ponte, com visão parcial do arco principal.

O tabuleiro, com vista parcial do caminho que passa sobre a ponte.

Pormenor de fonte, já no termo de Azinhoso.

Vista parcial da ponte, onde podem ser observados dois arcos.
Fotos: Antero Neto.
Já há muito tempo que tinha programado uma incursão pelo termo de Penas Roias até à ponte romana, que me haviam referenciado em conversas de ocasião. Ontem (sábado), aproveitei o convívio no bar da Barragem e pedi ao Gil que me levasse lá. É uma dor de alma verificar o estado de abandono em que se encontra este bonito e histórico imóvel. Vi-me e desejei-me para conseguir captar algumas imagens, tal é a sujidade do local. Com uma brigada de dois homens e uma ou duas jeiras, conseguia-se atribuir alguma dignidade ao monumento, que bem a merece. Fiquei convencido de que a ponte tem três arcos. Mas a vegetação é tanta que não pude confirmar esse facto. Na próxima reunião de Câmara vou averiguar se é possível o município encarregar-se das obras de desmatação e limpeza da área envolvente, bem como sugerir a colocação de sinalização.
Ainda houve tempo para visitar um interessante fontanário sito no termo do Azinhoso, conforme foto em cima.