quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Feira dos Gorazes - 2010

Clicar na imagem para ampliar.

Começa já no próximo dia 14 a tradicional Feira dos Gorazes. As origens desta feira remontam supostamente ao séc. XIII, onde aparece pela primeira vez uma menção escrita a uma feira em Mogadouro.
O jornal "Republica" relatava em 21-10-1913 que esta feira se encontrava “(…) hoje muito decadente, em virtude da pavorosa emigração para a América do Sul”.

O certame conheceu altos e baixos, alguns dos quais relacionados, como vimos, com as oscilações demográficas do concelho. Muito embora esta feira anual não se encontre confinada à população do concelho de Mogadouro, uma vez que é tradicionalmente frequentada por gente de toda a região.
A feira decorria habitualmente durante três dias. Depois foi perdendo fôlego e duração. Até que a ACISM, em colaboração com a autarquia tomou conta do evento e transformou-o numa espécie de feira/festival que anima a vila durante quatro a cinco dias.

José Rentes de Carvalho, no seu blog "Tempo Contado" lega-nos este relato de 1944:

"Há três dias que não param os rebanhos, as manadas, récuas, fatos, varas, ciganada, peleiros, gente da tenda, pobres de pedir. A rua cheira a bodum. Não saio dali porque passa o mundo. Aleijados, caldeireiros, o doutor Adelino de Carviçais, magro, com óculos de ouro, vestido de preto sobre um cavalo preto, guardas, almocreves, sardinheiros, burros com cântaros, burros com caixas, burros com gente.
Por fim vamos nós, acordados de madrugada, viajando no escuro. Embalado pelo chouto da mula, adormeço antes de passarmos as Quintas das Quebradas."