domingo, 10 de outubro de 2010

Trás da Faceira - Bruçó

Aspecto geral do recinto.
Vista para o Douro.
Montículos de pedras espalhados pelo recinto.
Este conjunto parece um monumento funerário megalítico.
Diversos conjuntos de pedras interessantes.
Fotos: Antero Neto.

Da última vez que tinha estado no lugar de Trás da Faceira, fui dar uma volta até ao cimo das arribas. Houve uma particularidade que me despertou a atenção: a quantidade inusitada de pequenos montículos de pedra solta que se concentram num recinto demarcado por uma parede. Na altura, e devido à intensa vegetação existente no local, julguei tratar-se de restos de um castro.
Hoje voltei lá. A zona foi devastada por um incêndio que dizimou a vegetação rasteira e permite uma melhor perspectiva do conjunto. Continuam a intrigar-me os montes de pedra. O Dani disse-me que eram barreiras feitas por refugiados espanhóis na altura da guerra civil, que se passaram para Portugal e andaram aos tiros para o lado de lá. Embora a explicação seja plausível, mantenho as minhas reservas.
Em determinado local pareceu-me vislumbrar um monumento funerário megalítico. Mas não tenho a certeza. De qualquer forma, o conjunto é intrigante.
O local proporciona vistas deslumbrantes sobre o rio Douro e é mais um a merecer uma visita. Fica muito próximo da aldeia e é de acesso fácil.