quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A seda

"Foi no século XVIII, no reinado de D.José I, que o marquês de Pombal desenvolveu e protegeu as indústrias portuguesas provocando um surto manufactureiro da seda em Trás-os-Montes.
O início do século XIX marcou algum declínio e o anunciar das dificuldades que viriam ao longo das primeira décadas deste século. Cultivava-se grande número de amoreiras, sobretudo pretas, um pouco por todo o distrito de Bragança. Mesmo nos últimos anos do século XVIII o bicho da seda foi dizimado por doenças o que obrigou à importação de semente de Piemonte, Itália. Este facto, aliado a problemas nas técnicas de fabrico, ao monopólio dos Arnaults, os compradores combinarem entre si o preço dos casulos que compravam aos agricultores nas feiras, a de Mirandela era a mais importante, o contrabando vindo de Espanha, os impostos (1801) e o gosto pelo uso de sedas estrangeiras, fez com que se tornasse mais difícil enfrentar uma cada vez maior concorrência estrangeira em qualidade e preço.
Se o século XVIII representou o apogeu da produção de sedas em Trás-os-Montes o século XIX marca o seu lento declínio, ainda que, nos primeiros anos deste século se tenha mantido, com dificuldades, a produção. As invasões francesas iniciadas em 1807 nada ajudaram ao seu desenvolvimento. Com a abertura dos portos brasileiros aos produtos ingleses perdeu-se também um dos destinos mais importantes da seda transmontana. Devido ao abandono foram arrancadas muitas amoreiras e voltou-se outra vez a métodos antigos de produção o que não beneficiou a qualidade." in http://pereiros-de-ansiaes.blogspot.com/