quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Mogadourenses ilustres: Gaspar António D'Andrade Villares

Chegou-me pela mão do seu bisneto, Artur Vilares da Silva, a notícia deste médico mogadourense, Gaspar António D'Andrade Villares, que terá nascido em Meirinhos. Fez-me igualmente chegar um exemplar do seu livro intitulado "Breves Considerações sobre a Extracção da Cataracta Pelo Processo Linear Modificado" (para quem quiser ler a referida obra: http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/18256/3/12_4_EMC_I_01_P.pdf), que consta da dissertação apresentada e defendida na Escola Médico-Cirúrgica do Porto e impresso em 1870.
Sobre este ilustre mogadourense é o que sabemos, ficando a aguardar mais informação dos seus familiares.

No seguimento do que ficou supra mencionado, fui contactado pelo seguidor do blog, Teodósio Dias, também ele descendendente de Gaspar Villares, que me escreveu o seguinte:

"Gaspar António d' ANDRADE VILLARES (1), filho de Manoel António d'Andrade Villares, nasceu em Bragança, Meirinhos e morreu em 1892 em Porto. Casou com Lucrécia Casimira PIRES possivelmente em Mogadouro. Frequentou a Escola Medico-Cirurgica do Porto e aí se formou em Julho de 1870. O título da sua tese é: "Breves considerações sobre a extracção da catarata pelo processo linear modificado". (...) Faleceu numa clínica situada no actual nº 5 da rua do Rosário (antiga sede do Salgueiros e do MUD, actual sede do Cineclube do Porto). O seu corpo foi sepultado no Cemitério de Agramonte no jazigo Santos-Dumont, pois alguns dos seus primos (Andrade Villares) casaram com irmãs do aviador.
Lucrécia Casimira PIRES tinha, pelo menos dois irmãos: Francisco Pires e Alfredo José Pires falecido a 15 de Abril de 1882 em Mogadouro que foi o primeiro Visconde de Nova Java, grande proprietário e agricultor na ilha de S. Tomé.[1]
[1]Fonte NPB- Vol 3 pag 61."

Nota: É interessante esta chamada de atenção para o Visconde de Nova Java, de que o amigo Pimenta de Castro já me tinha falado, a propósito de uma história que envolve os portões da Alameda de Nossa Senhora do Caminho (se não estou em erro, terá sido o visconde que os ofereceu). Fico a aguardar mais pormenores sobre esta figura.