sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Visconde de Nova Java

Por decreto real de D. Carlos, datado de 04 de Julho de 1890, foi criado o título de Visconde de Nova Java, conferido a Alfredo José Pires, grande proprietário e agricultor na ilha de S. Tomé, natural de Mogadouro.
Sobre esta figura, fico a aguardar notícias e pormenores biográficos. Entretanto, descobri uma notícia com ele relacionada que passo a reproduzir:

 "O jornal O Século anuncia: “A inauguração da lápide da casa onde nasceu o ilustre escritor e jurisconsulto Trindade Coelho realiza-se no dia 13, por ser este o dia escolhido para a visita do governador civil do distrito a esta vila [Mogadouro]. Na sexta-feira chega aqui o sr. dr. Trindade Coelho, filho daquele ilustre nosso saudoso patrício, que vem, como já dissemos, assistir à homenagem feita à memória de seu pai. (…) O sr. Visconde de Nova Java, que fez a oferta da lápide e que foi convidado pela câmara municipal a assistir ao acto da inauguração não pode aceder a esse convite, por se achar doente. Toda a população desta vila aguarda com júbilo a vinda do sr. dr. Trindade Coelho.

Fonte:
O Século n.º 10564, 11 de Maio de 1911, p.3.

Foto da homenagem a Trindade Coelho em 1911 (gentilmente cedida pelo sr. Heitor Calejo)

Não deixa de ser curiosa esta ligação do Visconde à família Trindade Coelho. Ela haveria de manifestar-se ainda através de laços políticos. Efectivamente, o Visconde foi apoiante e subscritor da candidatura de João Miguel da Costa Bonança à presidência da república, em 1911, pelo movimento da "Integridade Republicana". Henrique Trindade Coelho, no "Ferro em Brasa" (Lisboa, 1913, Livraria Ferreira- Editores, p 107-108) tece rasgados elogios a João Bonança. Aliás, Henrique viria a ser um dos actores importantes do chamado "Integralismo Lusitano" (vide sobre o assunto, nosso post neste blogue - etiqueta "henrique trindade coelho").

Fonte: "Partidos e programas: o campo partidário republicano português, 1910-1926" - Ernesto Castro Leal.