domingo, 12 de agosto de 2012

Feira do Gado: Gorazes de 1863

Em deslocação profissional recente ao campo, o cliente foi desabafando comigo. Que tinha deixado a criação pecuária porque as feiras do gado tinham acabado no concelho e que isso deixa os criadores nas mãos dos poucos intermediários locais, que pagam o que lhes dá na real gana pelo gado bovino e que assim não compensa trabalhar, etc, etc...
Nem de propósito, dei com o relatório do veterinário municipal ("facultativo veterinário") referente ao concurso ("Exposição") do gado que teve lugar em Mogadouro, no dia 15 de Outubro de 1863 (no âmbito da Feira dos Gorazes).
O relatório é deveras interessante e traça um esboço geral da actividade pecuária da época, deixando entrever que era um dos principais suportes económicos da região. Além disso, fica-se a depreender, pela leitura do mesmo, que a Quinta de Nogueira detinha importante centro de criação pecuário, que era propriedade do... Estado!
Uma nota interessante para a criação de suínos, onde se alude a duas raças: a mogadourense e a inglesa, de cujo cruzamento resultavam espécimes mais ricos e saborosos.
O destaque era, contudo, e com alguma naturalidade, da raça bovina mirandesa.

Imagem: http://www.mdb.pt/noticia/2049
O veterinário chamava, então, a atenção para a necessidade de tornar aquela festa agrícola mais "apparatosa".
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades...