segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Viagem à Quinta de Nogueira

A Quinta de Nogueira é uma das mais imponentes e fascinantes propriedades do concelho de Mogadouro. A sua existência remonta, pelo menos, à da família dos Távoras que a possuiu até à sua sentença de morte, decretada por D. José I. Após o extermínio da nobre família, a quinta passou para as mãos do Estado que, como vimos em postagens recentes, a possuiu até à segunda metade do séc. XIX, aí desenvolvendo profícua exploração pecuária e coudelaria.
Em tempos mais recentes, é sabido que uma parte pertence à família Pereira e a outra aos Casimiros. E foi o Luís Miguel, membro desta última, que me convidou a visitá-la. A acompanhar-nos estiveram a esposa, Virgínia, e o Zé Moura, alcaide de Penas Roias, que conhece esta área como ninguém.
À medida da visita, o Zé Moura foi-nos dando verdadeiras lições de agronomia, denotando aprofundado saber empírico e científico. Dá gosto ouvir alguém tão apaixonado pela agricultura.
O vetusto casario encontra-se desleixado, à espera de intervenção que o renove.
Entre patos reais e aves de rapina, ainda pude observar este belíssimo abelharuco a planar ao sabor da corrente térmica.
E eis-nos chegados a uma das jóias da coroa desta quinta: a porta de "Navalhós" (a outra jóia é o Monóptero de S. Gonçalo, que se situa no lado da família Pereira). Na quinta terá existido outra porta idêntica, que já desapareceu. Uma pena...
Fotos: Antero Neto.