sábado, 22 de dezembro de 2012

Tarde cultural em Mogadouro

Tarde de sábado inteiramente dedicada à cultura, em Mogadouro. Graças a mais uma iniciativa da Livraria Carvalho, a que o município se associou através da presença da sra. vereadora da cultura, Eng.ª Tereza Sanches, foi possível assistir, no auditório da Casa da Cultura, à apresentação do livro "Salazar, Caetano e o Reduto Branco", da autoria de Luís Barroso, de que já se falou aqui.
Foi um prazer rever o Fernando (nome por que era conhecido entre a nossa geração escolar) e escutar as brilhantes alocuções do professor  Mário Afonso, docente na escola local, e do professor Francisco Lopes, que veio de Alfândega da Fé até Mogadouro para uma deliciosa aula de História contemporânea. Se tinha vontade de ler o livro, esse apetite aumentou substancialmente depois de ouvir os oradores convidados.
O professor Francisco Lopes, à direita do Fernando.
 
Logo após, teve lugar uma sessão dedicada à poesia, com a leitura de poemas do falecido Manuel António Pina, que foi alvo de pequena e singela homenagem.
Ana Parra a ler textos de Manuel António Pina.
Dr. Xavier Martins a declamar poesia de Manuel António Pina.
 
De seguida, foi tempo de apresentar a obra poética de Amadeu Ferreira, "Ars Vivendi Ars Moriendi", que o ilustre autor escreveu sob o pseudónimo Fracisco Niebro. A, igualmente notável, alocução introdutória esteve a cargo do professor Alfredo Cameirão.
 


Duas notas finais:

- na pretérita segunda-feira, foi apresentada na Livraria Carvalho uma obra destinada ao público infantil, da autoria de Hermes Galvão, autor natural de Vale de Porco que, segundo informação da Carmo, trabalha nos serviços da União Europeia, em Bruxelas. Tenho pena de não ter podido estar presente;

- nesta, como noutras iniciativas do género, fica a estranhar-se a ausência da comunicação social. A cultura não vende papel...

Fotos: Antero Neto (devido a problemas técnicos, não me foi possível apresentar todos os registos que tinha previsto. Fica aqui o inerente pedido de desculpa aos intervenientes que não surgem nas imagens).