quarta-feira, 17 de abril de 2013

Caçarelhos

A reportagem para o número de Julho próximo da revista "Epicur" conduziu-nos até Caçarelhos. Esta freguesia pertence ao concelho de Vimioso. Quem quiser ir até lá, segue pelo IC 5 até Miranda do Douro. Depois segue pela estrada de Malhadas, passa esta localidade e vai lá ter. Ou, em alternativa,  pode ir de Mogadouro até Vimioso e depois de entrar na vila, segue pela estrada em direcção a Miranda. Não tem nada que saber.
A aldeia de Caçarelhos é bonita e merece visita demorada. Abundam as chamadas portas "carrais" e as fachadas dos séc. XIX. Curiosamente, e tal como o Victor Lopes e o Garnacho notaram, a sede da Junta de Freguesia é o edifício mais feio da terra.
 Bonitos cabanais, onde se faziam as feiras. Em Mogadouro também existiram (onde hoje está a tabacaria e os Correios), mas foram destruídos.
 A fachada da "Casa de Caçarelhos"
 Escadaria de acesso à igreja matriz.




Pormenores...
 Reclame de barbearia muito curioso...

 Aspectos do exterior e interior da "Casa de caçarelhos" (salão com lareira, bilhar e piano).
Mais pormenores.
 Sala de jantar.
Marta Cunha e Altino Geraldes.

O dia terminou na Casa de Caçarelhos, hotel rural dotado de todo o conforto imaginável. Um misto perfeito de tradição e modernidade, onde se podem observar traços de antiguidade telúrica, como a adega, a traça arquitectónica e o cuidado posto na construção do restaurante anexo ("Taberna Mourisca"), onde imperou o bom-gosto dos proprietários. Este espaço é curto para mostrar todas as valências deste magnífico local que oferece aos visitantes gastronomia tradicional transmontana assente em confecção caseira e produtos genuínos. No período de Inverno, o restaurante só funciona por marcação. Durante a época estival está sempre aberto.  A casa organiza todo o tipo de eventos (casamentos, baptizados, etc.). Os simpáticos e acolhedores donos são o eng.º Altino Geraldes, bem conhecido dos mogadourenses, e a dinâmica esposa, Marta Cunha, que se desdobra em simpatia para honrar a afamada hospitalidade transmontana.
Passámos um belo final de tarde e noite com eles. Bem hajam.