terça-feira, 16 de abril de 2013

Mina na serra de Figueira?

Na sequência dos trabalhos arqueológicos levados a cabo pelos investigadores espanhóis em terras de Mogadouro, chegou-me a indicação, através do meu amigo Carlos Garnacho, da existência de um buraco em plena serra de Figueira que poderá configurar eventualmente uma exploração mineira. E logo por baixo do buraco existe aquilo que me parece ser um tanque talhado por mão humana (a carecer de melhor avaliação quando estiver seco), que poderia eventualmente servir para lavagem de materiais extraídos da mina. Fica a hipótese no ar. O facto de a pedra se encontrar muito tisnada devido ao incêndio do último Verão, não facilita a avaliação empírica. Espero que quando o Damián e o Alex voltarem a Mogadouro possam lá dar um saltinho.
Fotos: Antero Neto.
Nota: Entretanto, o Garnacho confirmou-me que os mais idosos da aldeia chamam a este local "poço dos mouros", o que revela mais uma evidência a favor da minha tese da mina.