domingo, 7 de abril de 2013

Viagem pelo Azinhoso

Antiga sede de concelho, com foral atribuído por D. João I, a aldeia de Azinhoso, cresceu à volta da igreja medieval de Santa Maria. Terra de passagem, entre os templários castelos de Mogadouro e Penas Róias, teve origem em duas quintas que se foram aproximando, ao ponto de darem lugar à antiga vila. Ali ajoelhou o Mestre de Avis, na reconquista da rebelde fortaleza mogadourense. Ali colocou os pendões conquistados aos castelhanos (o que será feito deles?), após o famoso (e formoso) Alardo da vizinha Vilariça.
Terra de judeus (com comuna referenciada no séc. XIV por Maria José Ferro Tavares), ainda conserva algumas marcas arquitectónicas que testemunham a sua presença e que lá me levaram hoje. Encontra-se algo descaracterizada pelas construções do séc. XIX que quase apagaram os vestígios medievos. Não obstante, é uma das mais lindas aldeias do concelho, onde abundam pormenores com história...
Capela no fundo da aldeia.
Uma das portas da antiga residência episcopal (Curral dos Bispos).


Coluna e pedra reutilizadas em construção de parede (uma constante ao longo da aldeia, observável em diversos edifícios).

Janela da residência episcopal.

Pelourinho.
Pormenor delicioso. O pedreiro era seguramente analfabeto e colocou a pedra ao contrário.
Fotos: Antero Neto.