quinta-feira, 6 de junho de 2013

Mogadouro vai ter museu arqueológico

"A câmara de Mogadouro vai investir cerca de um milhão e trezentos mil euros na construção de um museu arqueológico.O equipamento vai ficar instalado na zona histórica da vila a partir de um conjunto de casas cedidas à autarquia por uma benfeitora.  O presidente da câmara espera que o museu esteja a funcionar dentro de um ano e meio.“Ainda estamos a ultimar o projecto do museu arqueológico municipal que tem estado sujeito a algumas adversidades pois o IPPAR recusou o primeiro que fizemos”, explica Moraes Machado, acrescentando que “a Direcção Regional da Cultura do Norte tomou conta do projecto e estamos a realizá-lo em parceria”. “Dentro de um ano e meio devemos ter um museu arqueológico totalmente integrado na zona histórica da vila”, avança o autarca. 
Foto: Antero Neto

Do espólio deste museu vão fazer parte as 40 peças arqueológicas que ontem foram entregues pela Direcção Regional da Cultura do Norte ao município resultantes de escavações desenvolvidas em Salgueiral.“As peças foram recuperadas e estavam armazenadas na Direcção Regional mas entendemos que é muito mais interessante passarem a fazer parte do espólio da câmara municipal e poderem ser expostas no futuro museu cujo projecto de arquitectura está a ser feito”, refere a directora regional, Paula Silva.Trata-se de peças únicas na Península Ibérica pois “estamos a falar de algo que vem do séc. I a.C. e no Norte de Portugal não há mais nada deste género bem como do lado de lá da fronteira”, explica Paulo Amaral, da Direcção Regional da Cultura do Norte.
Além da entrega das peças, a câmara de Mogadouro e a Direcção Regional da Cultura do Norte assinaram um protocolo de cooperação para desenvolver trabalhos de investigação científica nos locais arqueológicos de Pradinhos e Salgueiral, nos próximos dois anos." - Rádio Brigantia

Tenho pena não ter podido estar presente na cerimónia, mas o horário não deu. É uma notícia que muito me alegra, pois espera-se que a estrutura anunciada venha potenciar as actuais instalações da Sala Museu de Arqueologia que já são escassas para a quantidade de património arqueológico do concelho.