sábado, 1 de junho de 2013

Moinho em Macedo do Peso







Fotos: Antero Neto
Aquando da minha última visita a S. Martinho do Peso, por ocasião da festa local, o Zé Nuno fez questão de me levar a ver um moinho, em Macedo do Peso, que ainda está operacional e funcionou até há pouco tempo.
Na altura, não levei a máquina fotográfica. Facto de que muito me penitencio, pois a ribeira estava toda coberta com flores brancas, proporcionando ao visitante um panorama fantástico.
Independentemente disso, a paleta de cores com que a natureza obsequiou estes ermos vale, por si só, uma caminhada demorada pelas redondezas.
O moinho parece que já não funciona, mas ainda se podem observar todos os mecanismos em perfeito estado de conservação, o que nos permite percepcionar a forma como laboravam os moleiros neste tipo de engenhos ribeirinhos. Ti Mário Morgado construiu uma réplica e explicou-me a mecânica, que finalmente compreendi.
O meu agradecimento ao Zé Nuno, ao Victor Coelho e a ti Mário, por me permitirem mais este fresco da nossa comunidade, e consequente mergulho na história recente da nossa região.