terça-feira, 4 de março de 2014

Mogadouro em Paris

Mais uma vez a convite da Associação Mogadouro no Coração, com sede na localidade francesa de Groslay, sita na região de Paris (departamento 95), desloquei-me àquelas latitudes em missão de divulgação da cultura e património mogadourense junto da numerosa comunidade portuguesa. Desta feita, fiz-me acompanhar das figuras solsticiais do nosso concelho: Chocalheiro de Bemposta, Farandulo de Tó e Velhos e Chocalheiro de Bruçó (o Chocalheiro de Vale de Porco não esteve presente devido ao facto de já estar previamente comprometido com a localidade de Podence, em Macedo de Cavaleiros).
 A "equipa" completa, à chegada ao aeroporto de Paris - Beauvais (da esquerda para a direita: Marisa Garcia, José Miguel, Miguel Rito, António Marcos, Antero Neto, Luís Pinto, João Possacos, Tiago Rente, Victor Lopes, Júlio Carvalho, João Marcos, Filipe Rodrigues e Luís Cordeiro).
 No estúdio da "Rádio Alfa" onde durante cerca de uma hora falámos da cultura e património mogadourense.
 Aspecto da encenação do ritual de Tó.

 Alguns postais parisienses... Paris é uma cidade indiscutivelmente bonita. Mas a vulgarização que atingem alguns dos seus mais importantes ícones turísticos chega a ser quase confrangedora. Quase me apetece dizer que se alguém quiser procurar algo de genuinamente francês, que fuja de Paris a sete pés...

A fazer a apresentação e explicação das figuras solsticiais à plateia que se deslocou ao almoço promovido pela Associação Mogadouro no Coração (a ementa constou de casulas e bulho - os ingredientes foram comprados em Mogadouro).
 Com o Miguel Rito e com a presidente da Associação, D. Olímpia Garnacho Ferreira, que muito tem feito pelo bom nome de Mogadouro nesta região de Paris. O quadro que ostenta é um louvor atribuído à Associação e à sua presidente pela Assembleia Municipal de Mogadouro, que lhe entreguei em nome do respectivo presidente, Ilídio Granjo vaz.
 Com Amândio Oliveira, proprietário e editor da revista "Tuga Magazine" que muito meritoriamente vai divulgando a acção das associações junto dos emigrantes. Divulga igualmente a História e Geografia de Portugal, mostrando o que de melhor há por aqui. Foi um prazer reencontrá-lo.
Grupo de emigrantes naturais de Tó que fez questão de ir cumprimentar os seus conterrâneos, participando activamente na festa. Fomos igualmente surpreendidos por um grupo de naturais de Bruçó, que vibrou de alegria com a nossa presença.

 Com o músico Christian Toucas, que é uma das figuras mais proeminentes do actual cenário artístico francês. Oriundo do concelho de Mogadouro, não esquece as raízes e fez questão de ir cumprimentar e conviver com os conterrâneos dos pais. Foi com muito gosto que com ele troquei algumas impressões. Surpreendeu-me pela sua simplicidade e pelo amor que devota às suas origens. Em Maio deverá visitar-nos em Mogadouro. Cá o aguardamos com grande expectativa e carinho.

Pelo meio das visitas a Paris e dos compromissos associativos, houve tempo para animadas tertúlias musicais. Neste caso, o Victor Lopes e o Miguel Rito brilharam para uma animada plateia. Haveria de se lhes juntar a D. Margarida (membro do staff da Associação), que é dona de uma voz absolutamente notável.

Termino este apontamento com o natural agradecimento à D. Olímpia por me proporcionar esta oportunidade de levar mais longe a nossa cultura. Foi, mais uma vez, inexcedível para que tudo nos fosse proporcionado a nosso contento. Da sua acção só temos a dizer o melhor possível. Um GRANDE BEM-HAJA por tudo. Agradecimento extensível aos responsáveis da Junta de Freguesia de Bemposta (António Martins e Marisa Garcia, que substituiu o primeiro por impedimento deste), Junta de Freguesia de Bruçó (João Possacos) e Junta de Freguesia de Tó (António Marcos), que desde o meu primeiro contacto se mostraram inteiramente disponíveis para colaborar em tudo o que fosse necessário, conforme veio efectivamente a acontecer. Uma palavra igualmente para o Zé Freitas que tudo fez para que o Chocalheiro de Vale de Porco também viajasse. Tal não aconteceu, mas não foi por falta de apoio da União de Freguesias de Mogadouro, Vale de Porco, Vilar do Rei e Valverde. Resta ainda agradecer ao Município de Mogadouro que se mostrou igualmente disponível para contribuir para que a concretização desta jornada fosse um êxito, como foi. A representá-lo esteve o Adjunto do Presidente, Miguel Rito, que desempenhou ainda o papel da Sécia de Bruçó (e que desempenho, eheheheh...).