domingo, 20 de julho de 2014

Festival da Terra Transmontana - dia 3. Balanço

Foto: Antero Neto.

Chegado ao fim, é tempo de fazer um balanço final do Festival da Terra Transmontana. Numa apreciação global, o resultado é claramente positivo. É para repetir, e repetir, e repetir...
Há algumas arestas a limar. É natural. Foi o primeiro. E é com a experiência que se aprende. Nem La Palisse diria melhor. Da minha parte, tenho apenas duas observações a fazer (que já transmiti pessoalmente a alguns dos responsáveis autárquicos):
1- Esqueçam as "medievalices" (estas coisas fazem-me sempre lembrar aquela velha história: "foge cão, que te fazem barão. Para onde, se me fazem visconde?"). De "Feiras Medievais" anda o povo cheio. É em Santa Maria da Feira, Óbidos, Caminha, Torre de Moncorvo, etc, etc... Substituam essa parte por actividades de recriação de tradições genuínas de Trás-os-Montes. E há tanto por onde escolher. Nada que não se possa ultrapassar.
2- Ao riquíssimo cartaz musical, acrescentem um convite a um dos mais prestigiados músicos portugueses da cena artística internacional. É filho da terra e... ama a sua terra! Falo do Christian Toucas. Tenho a certeza de que não será capaz de dizer não.
De resto, parabéns à organização por esta magnífica manifestação cultural TRANSMONTANA. Parabéns a Mogadouro, a toda a equipa autárquica e à ACEITTA.