quarta-feira, 23 de julho de 2014

Igreja e castro de Vilarinho dos Galegos

Durante a semana passada, desloquei-me por diversas vezes a Vilarinho dos Galegos. Numa delas, fui ver a igreja local, depois de ter sido alertado pelo Dr. António Dinis para uma curiosa pedra existente no chão da mesma.
Interessante e empolgante descoberta. Terá vindo de um dólmen? Ou terá sido talhada num painel fixo? Qual será a sua origem? Enigmas de resposta praticamente impossível.
O Dr. Dinis teve ainda a amabilidade de me fazer uma visita guiada às obras de recuperação do castro de Vilarinho ("Castelo dos Mouros"). Foi muito interessante observar no local as evidências da ocupação cronológica do sítio. Ocupação essa que, segundo o coordenador do projecto se terá estendido por diversas fases: Bronze, Ferro, presença romana e terá sido utilizado, provavelmente como ponto estratégico de defesa de fronteira, durante o processo de restauração da independência. As escavações assim o indicam. Mas, o melhor será esperar pela publicação em livro das conclusões para compreender o verdadeiro significado daquilo que está em causa.

Fotos: Antero Neto (clicar nas imagens para ampliar).
Esperemos agora que haja vontade política da parte do Município de Mogadouro para levar a cabo o que falta do projecto inicialmente gizado pelo Professor Dinis, para que este local se transforme numa efectiva mais valia para o concelho. Acredito que sim, pois, caso contrário, seria praticamente em vão todo o esforço desenvolvido até agora.