terça-feira, 23 de junho de 2015

A noite "mágica" de São João

Celebra-se na próxima noite mais uma importante festividade pagã que, à semelhança de tantas outras, foi assimilada pela igreja cristã que lhe atribuiu o patronato de São João Baptista. O concelho de Mogadouro conserva lendas interessantes sobre esta data, nomeadamente no que à água diz respeito. Embora o culto desta noite esteja mais conotado com o fogo, o que é facto é que as fontes, o orvalho e os rios também estão directamente relacionados com esta festividade.
Fonte em Tó.
Assim, desde logo, na freguesia de Tó é-nos referida uma lenda segundo a qual se os pastores mergulhassem as ovelhas numa fonte, durante a noite de S. João, mas antes do nascer do dia, a água curava a ronha dos animais.
Das respostas ao inquérito paroquial de 1758 também se colhem outros dados relacionados com esta crença. Em Paradela, o pároco João Martins escreveu que havia uma fonte situada no Vale do Manco  cujas agoas (…) tem virtude para curar sarna e outros achaques, dia de S. João Baptista (…) e dia de S. Pedro (…) e alguns dizem que a todos os terceiros domingos dos meses”. E em Peredo da Bemposta, o padre Thomé Luiz fala da “fonte de Sam Joam”, e diz que “quem se meter nella na manhã de Sam Joam tira a sarna.” 
O Abade de Baçal, no vol. IX da sua obra, diz-nos o seguinte: “As Quinquárias, levadas a efeito no dia 13 do mesmo mês pelos tocadores de flauta, e as festas dos pastores em honra de Pales, celebradas a XI das calendas de Maio (21 de Abril), que, embora não caíssem em Junho, se relacionam com o costume de banhar os gados nos rios durante as manhãs de São João e São Pedro, por estar a água benta, pois também naquele dia os pastores romanos pecura sua lustrabant”.