sábado, 26 de março de 2016

Batida aos lobos - Castanheira, 1966

A edição de 01 de Abril de 1966 do jornal "Mensageiro de Bragança" dava-nos notícia de uma batida aos lobos ocorrida na serra da Castanheira, em 20 de Março desse ano:

"No dia 20 de Março, realizou-se uma batida aos lobos na serra da Castanheira, concelho de Mogadouro.
Foi organizada pela Comissão Venatória do Norte, com a colaboração dos Serviços Veterinários e da Câmara Municipal.
Iniciou-se às 9 e 30 horas, compareceram caçadores de Moncorvo, Rebordosa, Mogadouro e concelho. Reuniram-se 40 caçadores, e um reduzido número de batedores, pois não compareceram devido, talvez, ao frio e ao trabalho não ser remunerado. Viu-se 1 lobo e 5 raposas sendo abatida 1 uma delas pelo caçador, sr. Nicolau Ferreira. É de lastimar a falta de interesse da Comissão Venatória Concelhia, que nem sequer se dignou aparecer na recepção aos atiradores e na própria batida. É também de salientar a a prestável colaboração da Venatória Regional do Norte bem como dos Serviços Veterinários Municipais. De salientar ainda e agradecer ao senhor Francisco Roxo o valioso auxílio que prestou a tão útil batida. Pena foi, que os batedores e até os caçadores comparecessem em tão pequeno número, não podendo , assim, ser dizimada uma maior quantidade de animais ferozes, que trazem assustadas as populações da região." (fonte: "Mensageiro de Bragança", edição de 24 de Março de 2016)
Lobo (canis lupus). Foto: ICNF.

Desta notícia, destaco dois pormenores: o louvável alheamento dos caçadores locais e a presença do pai de Daniel Roxo. Quanto à ferocidade do bicho, posso testemunhar que já avistei um, em plena serra de Gajope, a cerca de dez metros de distância e... foi ele que fugiu de mim!