sexta-feira, 15 de abril de 2016

Jornada cultural com Paco Díez, em Mucientes, Valladolid

Em resposta a um convite do reputado músico Paco Díez, fomos hoje a Mucientes, perto de Valladolid, visitar as instalações da sua "Aula Museu". A comitiva foi composta por mim, pelo Victor Lopes, pelo Jorge Lira e pelo alcaide de Vilarinho dos Galegos, Manuel Garcia. A simpatia do anfitrião só tem comparação na grandiosidade das instalações do seu museu e sala de espectáculos.
Antes da visita guiada, tivemos direito a um lauto repasto, servido a doze metros de profundidade, na sua magnífica bodega (que em comparação com a minha "Catacumba", apelidei de "catedral", tal a dimensão e qualidade das respectivas instalações). Aproveitámos o ensejo para gizar as bases de uma iniciativa cultural que, caso se venha a concretizar, irá enriquecer sobremaneira o panorama do concelho de Mogadouro em geral e a aldeia de Vilarinho dos Galegos, em particular.
 A equipa, antes de mergulhar nas profundezas da terra (o Jorge estava atrás da máquina).
 Além de um excelente músico, de reconhecida categoria, Paco Díez exibe dotes de muito bom cozinheiro. Aqui estava em plena confecção de umas deliciosas sopas de alho, que abriram as hostilidades. Seguiram-se secretos de porco e morcela de Burgos, acompanhados por um bravo "Pinna Fidelis".
 Tivemos ainda direito a queimada galega, acompanhada pela leitura do respectivo esconjuro.
 A seguir à animada troca de ideias, veio o momento musical com actuações do anfitrião, do Victor e do Jorge.
 Aspecto do auditório, por onde passam grandes e prestigiados músicos ao longo do ano.
 A visita guiada ao museu incluiu algumas performances do Paco, que nos deixaram maravilhados. Até com dedais e uma frigideira consegue fazer música!
Algumas das muitas peças expostas.