domingo, 2 de julho de 2017

O povo de Meirinhos contra a família Távora

Panorâmica da Quinta de Crestelos (durante o período de escavações arqueológicas e antes de ser inundada pela albufeira do Baixo Sabor).

"Cerca de 1585, o povo do lugar de Meirinhos, termo de Mogadouro, «assim homens como mulheres», «se alevantou» dizendo que lhe pertencia a quinta de Crestelos, propriedade dos Távoras, que confrontava com a sua povoação. E, «sem autoridade de justiça», tomaram os moradores posse da quinta, «lavrando-a e desmoutando os matos» da mesma. D. Leonor tomou medidas para contrariar aqueles actos, conseguindo que do caso fosse tirada devassa. Não sabemos se conseguiu recuperar a posse da quinta, mas em 1591 Luís Álvares, já maior, desistiu da questão e, em acto notarial, perdoou aos súbditos rebeldes «a culpa da dita força e todo o mal, dano e injúria emenda e corregimento» a que o mesmo povo lhe estava obrigado." - FONSECA, Jorge, in revista Brigantia.

Refira-se, a título de curiosidade que esta D. Leonor que vem mencionada no texto era D. Leonor Henriques, mãe e tutora de Luís Álvares de Távora e que na crise dinástica que se seguiu à morte de D. Sebastião tomou o partido de Filipe II de Espanha contra D. António, Prior do Crato:

Eu El Rey faço saber aos que este Alvará virem que havendo respeito aos serviços que D. Lionor Henriques mãy e tutora de Luis Alvares de Tavora me fes na materia da Succeção do Reino e ao modo com que nisso procedeo nas terras do dito seu filho onde logo fes tomar a vos por my e proceder contra os que nellas querião fazer gente em favor de Dom Antonio e tomar sua vos mando [mandando] levar gente em meu serviço contra elles e quietar as ditas terras e assy em mandar socorro a villa de Trancoso no que tudo fes muita despeza; e por folgar de por todos estes respeitos fazer merce ao dito Luis Alvres de Tavora seu filho por mo ella asy pedir Hey por bem e me pras de lhe fazer merce das villas de Mogadouro, Mirandella, Alfandega, e do lugar de São Bade e Alcaydaria mor da cidade de Miranda que elle Luis Alvres ora tem, tudo para seu filho mais velho que delle ficar por seu fallecimento e assy e da maneira que ora tem as ditas terras e alcaydaria mor em sua vida conforme as suas doações e provisões; e por minha lembrança e sua guarda mandei dar este Alvara a dita Dona Lionor pelo qual depois do falecimento de Luis Alvres seu filho se passarão cartas de doações... Pedro Pinto a fes em Madrid a vinte seis de Dezembro de quinhentos e oitenta e três” – in “Memórias…”, vol. VI, Abade de Baçal.