domingo, 12 de outubro de 2008

Tempo de Gorazes

Abriu ontem (sábado, 11) oficialmente a "Feira dos Gorazes". Muito embora a feira propriamente dita se confine aos dias 15 e 16 de Outubro (sendo o dia 15 feriado municipal), o certame (como agora se usa dizer) inclui uma pavilhão que promove o comércio em geral, e que dilata o periodo de festividades (com concertos musicais nocturnos incluídos) por estes cinco dias. Sobre a história e origem do nome da feira já muito foi dito e escrito. Parece-me mais ou menos consensual a tese oficial da génese grega do termo.
Dos meus tempos de garoto, recordo a azáfama e o bulício inusitado destes dois dias, que enchiam a vila de forasteiros e funcionavam como uma espécie de "ponte" entre a N. Sra do Caminho e o Natal.
Há quem defenda que o feriado municipal deveria ser movido para a segunda-feira posterior à festa da N. Sra do Caminho. Pessoalmente, acho que está muito bem assim. Esta feira anual continua a ser um evento muito importante na vida económica do concelho (e, felizmente, a ACISM apercebeu-se disso e tem promovido o seu engrandecimento enquanto pólo de atracção negocial; principalmente com "nuestros hermanos", que todos os anos marcam presença).