quarta-feira, 6 de junho de 2012

A propósito da "Dança dos Paus" - contributo para a sua história.

Pauliteiras de Valcerto (foto retirada da página do Facebook das Pauliteiras).

A propósito de uma conversa com o Bruno Lopes, a Flávia Felgueiras, o Pimenta de Castro e o Rui Preto, aqui ficam excertos da obra de Pinelo Tiza onde o investigador fala da origem da "dança dos paus":

" Contudo, existem referências em autores antigos que abordam a existência de um certo tipo de dança de características semelhantes à dos actuais pauliteiros. Também, por outra parte, são conhecidos costumes dos povos antigos, tais como certas festividades agrárias, de culto à fertilidade, no decorrer das quais se executavam danças com paus. Neste contexto, ganha alguma consistência a hipótese da sua execução em ritos agrários ancestrais, ritos propiciatórios e de apelo à fertilidade. (...)

Pauliteiros "desfardados" a dançar na Feira do Azinhoso (foto: Antero Neto).

(...) Na verdade, há que ter em conta que a dança existiu e subsiste ainda hoje em outros povos e civilizações (por exemplo, no antigo Egipto); por outro lado, quando se dá a romanização, segundo a qual, supostamente, haveria de ser introduzida a dança na Península Ibérica, ela já aqui se praticava pelos povos celtas e iberos em certos rituais de fecundidade agrária ou como simples exercício físico, de preparação ou não para a guerra.
(...) Assim, outros sustentam que a dança tem uma origem mais antiga, nos Celtas que a terão introduzido na Península Ibérica. Teve um arraigo mais profundo nas tribos dos Vaceos, dos Zoelas e dos Galaicos que as executavam como danças de culto, em momentos tidos como vitais dentro do ciclo agrário.
Pauliteiros do Azinhoso a executarem o "assalto ao castelo" (foto: Antero Neto).

(...) Podemos, assim, referir os elementos religiosos, festivos e guerreiros como estando associados à dança dos pauliteiros, podendo alguns deles coincidirem em determinados momentos da sua execução. Por isso, torna-se impossível estabelecer quais deles determinaram a sua génese histórica, “sobretudo por causa da constante modificação e adaptação desta dança às circunstâncias históricas” (Alge, 2004: 217). O que é possível determinar, pelas citações que a referem, é a sua representação na Idade Média. Contudo, somos levados a crer, pelas citações de Estrabão, geógrafo romano, que a sua origem é muito mais antiga, situando-a na Antiguidade, ao tempo da ocupação celta da Península Ibérica. "